Publicações

Segurança do Paciente: Prevenindo a lesão por pressão

Um dos grandes desafios de qualidade e segurança do paciente é justamente prevenir a lesão por pressão.

As lesões por pressão ocorrem quando há pressão constante nas proeminências ósseas, causando feridas no paciente, especialmente os acamados e com dificuldade de locomoção. Este tipo de lesão, porém, não atinge somente pacientes acamados, mas podem acometer pessoas que permanecem muito tempo em uma só posição.

O manejo do paciente está entre as principais estratégias para prevenir o surgimento de lesões por pressão. Esta ação está associada à mudar o paciente, ou a pessoa, de decúbito (mudar de posição na cama, na cadeira, poltrona). No caso de pacientes acamados recomenda-se o reposicionamento a cada duas horas até garantir que os calcâneos não estejam em contato com a superfície da cama.

Frequência

O reposicionamento no leito deve ser realizado a cada duas horas. A frequência pode sofrer influência de acordo com a superfície de redistribuição de pressão em uso e a condição clínica geral do paciente.

Modo de reposicionamento

Durante a mudança de posicionamento, o paciente deve ser elevado e não arrastado.

Cuidados com dispositivos

Evite posicionar o paciente sobre dispositivos médicos ou sobre áreas com eritema/LP.

Posição do leito

Evite elevar a cabeceira do leito acima de 30 graus.

Cuidado na cadeira

Restringir o tempo que o paciente passa sentado na cadeira sem o alívio da pressão. Evitar que o paciente escorregue.

Posicionamento lateral

Durante o posicionamento lateral, a proeminência óssea do trocânter deve formar uma angulação máxima de 30 graus em relação à superfície de apoio.

Atenção aos calcâneos

Garanta que os calcâneos não estão em contato com a superfície da cama.

Relógio de Prevenção de Decubito (Arte – AACD)

* * *

Leia mais sobre Prevenção da Lesão por Pressão.

 

Acontece

No dia 08/04 acontece o curso de Segurança do Paciente no Ambiente Domiciliar com transmissão Online. O curso é uma iniciativa do Centro de Tratamento de Feridas Complexas e busca instrumentalizar  profissionais a entender os conceitos e os objetivos que integram a segurança do paciente, aprimorar o olhar sobre a identificação e prevenção de eventos adversos, danos e erros no cuidado em saúde e discutir estratégias para promover a cultura da segurança nos serviços de saúde.Participe! Inscreva-se.

 

social position

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *