O curativo de LED é utilizado para realização de Terapia Luminosa (também conhecida como Ledterapia, Fototerapia ou Terapia de Fotobiomodulação) e objetiva o tratamento de diversas patologias de pele, a cicatrização de feridas e a reparação tecidual. A terapia luminosa por LED é uma alternativa ao tratamento a laser de baixa intensidade (Laserterapia), devido à eficiência similar no tratamento, sem causar dor ou efeitos colaterais ao paciente.
O curativo de LED não libera energia suficiente para causar danos aos tecidos humanos e não oferece o mesmo risco de acidentes aos olhos como o laser. O LED dispersa a luz por uma superfície maior comparada ao laser e pode ser usada em grandes áreas, resultando em redução no tempo de tratamento.
Este tipo de curativo tem como indicação:
- Feridas contaminadas
- Feridas exsudativas
- Feridas e áreas com necrose
- Úlceras diabéticas
- Úlceras venosas
- Feridas em qualquer fase do processo cicatricial
Características:
- Acelera a cicatrização da lesão
- Estimula a vascularização local
- Possui ação analgésica e bactericida
- Pode reduzir a sensação de dor local
- Não térmico
- Não tóxico
- Não invasivo
- Não apresenta efeitos colaterais
Nota: Em pacientes com epilepsia ou com fotofobia deve ser utilizado com atenção.
Periodicidade de aplicação:
- De acordo com a recomendação do profissional de saúde.
Exemplos de Curativos Disponíveis no Mercado:
- Cicatrillux (Bionext). O Cenfe utiliza esta tecnologia.
- Fluence HTM (equipamento).
- Lineallux.
- Hygialux.
- Vitality (equipamento).
ATENÇÃO: É importante que você saiba que essas informações não são suficientes para iniciar um tratamento. A conduta do tratamento de feridas requer a avaliação da lesão e do doente, de suas comorbidades e outras condições clínicas. Não realize auto-tratamento. Antes de usar qualquer tipo de curativo consulte um médico ou enfermeiro dermatologista (especialista). Em caso de dúvidas Fale com a Gente (clique aqui). O uso de curativos deve ser feito sob a supervisão de um profissional da saúde.