Tratamento de Feridas

Pé Diabético

Esteja atento aos seus pés!
Entre os primeiros sintomas do Pé Diabético estão: pés frios, pele arroxeada, pele seca e descamativa, perda de pelos e pulso fraco nos pés. Esses são sinais que os pés não estão recebendo sangue suficiente.

O tratamento do pé diabético envolve atendimento de equipe multidisciplinar, entre eles: médico, enfermagem, podólogos, entre outros. O melhor tratamento é sempre a prevenção, qualquer ferimento nos pés devem ser tratados rapidamente, para evitar complicações que possam levar à amputação do membro afetado. Saiba mais sobre esse problema.

Agente Avaliação e Consulta

Úlceras por Pressão

Escaras
Pessoas que não conseguem se movimentar e ficam acamadas ou sentadas por muito tempo na mesma posição podem apresentar feridas conhecidas por escaras ou Lesão por Pressão.

Estas feridas podem ocorrer em qualquer parte do corpo onde tenha saliência óssea, mas são mais comuns nas nádegas, calcanhares e nas regiões laterais da coxa. Se a pessoa não tem controle da urina e fezes e tem dificuldades para ter uma boa alimentação o problema pode se agravar. Saiba mais sobre esse problema.

Agente Avaliação e Consulta

Feridas Oncológicas

O curativo é essencial
Feridas oncológicas são causadas pela infiltração de células malignas no tumor nas estruturas da pele. Podem se localizar em qualquer parte do corpo humano, ser deformadas, com ou sem sangramento e exsudação.

Em geral por causa do câncer o tratamento não leva à cicatrização da ferida. Por esse motivo, o curativo é muito importante, pois contribui para controlar o odor, a dor, a secreção e o desconforto do paciente. Converse com o seu Oncologista. O CENFE pode auxiliar na realização do tratamento e curativos.

Agende Avaliação e Consulta

Feridas Venosas e Arteriais

É essencial o acompanhamento médico
São lesões superficiais ou profundas geralmente localizadas em membros inferiores (pé, calcâneo, região lateral da perna) que podem ser causadas por diversos fatores, como hereditariedade, doenças pré-existentes e fatores de risco, como sedentarismo e tabagismo.

As lesões venosas são causadas pela dificuldade de o sangue retornar ao coração e correspondem a 80% das feridas que acometem pernas e pés. Já as lesões arteriais se formam quando há obstrução das artérias. A morte celular e a formação da lesão acontecem por falta de sangue irrigado circulante no local. Converse com nosso Vascular. Saiba mais sobre esse problema.

Agende Avaliação e Consulta

Lesões Neuropáticas

Perda da sensibilidade da pele
Pessoas sem sensibilidade na pele, incapazes de sentir dores ou desconforto podem desenvolver este tipo de ferida. A lesão se forma devido à fricção de calçados de tamanhos inadequados, a presença de objetos estranhos no calçado ou por pisar em um objeto.

Este tipo de ferida pode ocorrer em pacientes com diabetes, lesão de medula espinhal, hanseníase ou outras condições que resultem na perda da sensibilidade das pernas e dos pés. Saiba mais sobre esse problema.

Agende Avaliação e Consulta

Queimaduras

Primeiros Socorros e Cuidados
A gravidade da maioria das queimaduras se baseia na sua extensão e profundidade, sendo classificadas em 1º, 2º e 3º graus. De acordo com o grau da queimadura, os cuidados podem ser diferentes, especialmente nas de 3º grau que devem ser avaliadas o mais rápido possível por um médico a fim de evitar complicações.

Em casos de queimaduras o paciente deve recorrer imediatamente a um Pronto Atendimento Hospitalar para os primeiros socorros. Uma vez estabilizada a emergência a pessoa lesionada pode solicitar a avaliação e atendimento do Cenfe para estabelecimento de uma conduta assistencial para os curativos e tratamento. Saiba mais sobre esse problema.

Agende Avaliação e Consulta

Dermatites

Cuide da sua pele
Este tipo de lesão pode surgir em qualquer idade e atingem qualquer parte do corpo. É uma doença inflamatória da pele que gera vermelhidão, coceira e bolhas.

As lesões têm cura e dependem do tipo e da causa. É recomendável que a avaliação inicial seja realizada por um médico, que poderá referenciar o CENFE para realização das condutas de curativos. Saiba mais sobre esse problema.

Agende Avaliação e Consulta