Publicações

Biofilme em Feridas Crônicas e Complexas

Durante a última edição do Congresso Brasileiro de Prevenção e Tratamento de Feridas, realizado pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE), a sociedade lançou a publicação 1º Recomendação Brasileira para o Gerenciamento de Biofilme em Feridas Crônicas e Complexas. A publicação aborda recomendações importantes para o segmento de saúde sobre o manejo de feridas.

Sabemos que o maior problema na cicatrização em feridas crônicas e complexas é o tempo necessário para o tratamento dessas feridas, o que determina um impacto financeiro nas instituições, públicas e privadas, e, o que é mais grave, causando um problema de Saúde Pública pelo comprometimento da qualidade de vida desses pacientes. registra Mara Blank, enfermeira, doutoranda de Saúde Pública e uma das autoras da publicação.

Segundo Mara, entender os diversos aspectos da ferida, desde suas dimensões, tipos de leito, cor, odor, quantidade e tipo de exsudato, aspectos das margens ou bordos da lesão, processo inflamatório, eventual processo infeccioso (local ou sistêmica), necessidade de desbridamento (técnica mais adequada) e por último – mas não menos importante – qual a escolha da cobertura mais adequada para o tratamento.

A publicação é gratuita e está disponível para Download no site da SOBENFeE ou se desejar baixe o arquivo a seguir.

 

<DOWNLOAD> 1º Recomendação Brasileira para o Gerenciamento de Biofilme em Feridas Crônicas e Complexas.

 

Leia mais...

Novo Ambulatório de Feridas, Cuidado com o Paciente

O Cenfe inaugura agora em Novembro/18 seu novo ambulatório de feridas, localizado em Brasília, mais um espaço de saúde voltado à comunidade em geral com objetivo de concentrar o atendimento de pacientes de toda a cidade.

O ambulatório de feridas tem o intuito de atender a demanda de pacientes com algum tipo de lesão crônica ou aguda e especialmente ser uma unidade de atendimento para as demandas médicas das especialidades da Endocrinologia, Oncologia, Cirurgia Geral e Vascular, Dermatologia, Clínica Médica e outras especialidades cujo ambulatório possa apoiar o atendimento para realização de procedimentos.

O espaço conta com estrutura de sala de procedimento, consultório e recepção, habilitados para o atendimento médico e de enfermagem. A unidade está localizada na Quadra 716 Sul, Conjunto B, Bloco 5, Loja 08, Edif. Centro Médico Brasília – Brasília (saiba mais).

 

Serviços que serão realizados no ambulatório:

  • Curativos especiais (saiba mais)
  • Curativo por pressão negativa, à vácuo (saiba mais)
  • Tratamento de feridas à laser (laserterapia) – (saiba mais)
  • Curativo por LED
  • Ultrassonografia vascular

 

Tipos de feridas atendidas:

  • Feridas Diabéticas, Pé diabético.
  • Úlceras por pressão e Dermatites (saiba mais).
  • Feridas Oncológicas.
  • Feridas Venosas e Arteriais.
  • Lesões Neuropáticas.
  • Queimaduras.
  • Úlceras e Feridas por Traumas e Quedas.
  • Feridas Cirúrgicas (Deiscências).
  • Epidermólise Bolhosa.
  • Inflamações, Edemas e dores em geral.
  • Fissura da amamentação e Mamarias.
  • Enxertos de pele.
  • Onicomicose

 

À disposição das equipes médicas

O Cenfe já atua no processo de tratamento de feridas desde 2017, por meio do atendimento em nível domiciliar e do fortalecimento da formação de estudantes e profissionais da área da saúde. Com o aumento das atividades, a visão de um cuidado integral mobilizou a instalação de um espaço específico.

O ambulatório fortalece o desenvolvimento da saúde da região.

“Vamos trabalhar muito próximos dos médicos e equipes de saúde para oferecer ao paciente toda a assistência para o tratamento de feridas” comenta Benedito Silva, Diretor da empresa.

Leia mais...

Cuidados com os Pés na pessoa com doença arterial

Os cuidados com os pés são essenciais para as pessoas com doença arterial periférica das artérias da perna. Algumas medidas de cuidados pessoais quando adotadas e precauções podem ajudar a pessoa:

  • Examine os pés diariamente à procura de alterações da pele, úlceras, verrugas e calosidades.
  • Lave os pés todos os dias com água morna e sabão suave e seque-os completamente e com delicadeza.
  • Use um hidratante, como lanolina, para pele seca.
  • Use talco comum para manter os pés secos.
  • Corte as unhas dos pés de modo que fiquem retas e não muito curtas. (Se precisar do auxílio de um podólogo para cortar as unhas, informe-o da presença da doença arterial periférica.)
  • Verrugas e calos devem ser tratados por um podólogo.
  • Não utilize adesivos ou produtos químicos fortes para extrair verrugas ou calosidades.
  • Troque de meias diariamente e de sapatos frequentemente.
  • Use meias de lã folgadas para manter os pés quentes.
  • Não use meias com cinta-liga ou meias com elásticos muito apertadas.
  • Utilize calçados que se ajustem bem, com bastante espaço para os dedos.
  • Não use calçados abertos nem caminhar sem calçados.
  • Peça ao podólogo uma prescrição de calçados especiais se os pés apresentarem deformidades.
  • Não use bolsas de água quente nem almofadas de aquecimento nos pés.
  • Não mergulhe os pés em água quente ou em soluções químicas.
Leia mais...

Cenfe reorganiza agenda do Workshop

A agenda do 2º Ciclo Cenfe de Workshop em Feridas foi reorganizada e a partir do próximo módulo passa a ter aulas mensais.

A reorganização buscou compatibilizar as datas das aulas às agendas dos professores, em função do curto espaçamento de tempo, e principalmente para assegurar que a transmissão do conteúdo do formato Online se dê de maneira plena e possibilite melhor planejamento dos interessados e participantes.

Com isso o Cenfe conseguirá produzir mais conhecimento e melhor interação com os participantes, especialmente no pós-aula quando há demandas de perguntas a serem direcionadas aos professores.

Cada módulo gerará uma sessão no sítio do Cenfe, no ambiente de educação (para pessoas cadastradas), criando uma forma de “biblioteca” do que foi apresentado.

Desde já o Cenfe conta com a compreensão dos participantes. Dúvidas e informações podem ser esclarecidos nos canais de atendimento do Cenfe, pelo email administrativo@cenfewc.com.br  ou pelo Whatsapp (61) 9 8641 9201.

Inscreva-se em cenfe.med.br

Confira a reprogramação:

 

 

Leia mais...

Úlceras por Pressão e Dermatite

Aconteceu hoje (23) o curso do Módulo 2 do 2º Ciclo Cenfe de Workshop em Feridas. Ministrado pela Enfermeira pós-graduada em Enfermagem Dermatológica, Cristiane Gianini, a aula abordou as Úlceras por Pressão e a Dermatite associada à incontinência.

Uma das consequências mais comuns, resultante de longa permanência em hospitais, é o aparecimento de alterações de pele. A incidência aumenta proporcionalmente à combinação de fatores de riscos, dentre eles, idade avançada e restrição ao leito.

A manutenção da integridade da pele dos pacientes restritos ao leito tem por base o conhecimento e a aplicação de medidas de cuidado relativamente simples. A maioria das recomendações para avaliação da pele e as medidas preventivas podem ser utilizadas de maneira universal, ou seja, tem validade tanto para a prevenção de úlcera por pressão (UPP) como para quaisquer outras lesões da pele.

Diferentemente de boa parte das alterações de pele, a UPP tem sido alvo de grande preocupação para os serviços de saúde, pois a sua ocorrência causa impacto tanto para os pacientes e seus familiares, quanto para o próprio sistema de saúde, com o prolongamento de internações, riscos de infecção e outros agravos evitáveis.

Segundo dados da National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP), EUA, a prevalência de UPP em hospitais é de 15% e a incidência é de 7%. No Reino Unido, casos novos de UPP acometem entre 4% a 10% dos pacientes admitidos em hospital. No Brasil, embora existam poucos trabalhos sobre incidência e prevalência de UPP, um estudo realizado em um hospital geral universitário evidenciou uma incidência de 39,81%.

As taxas de incidência e prevalência na literatura apresentam variações que se devem às características dos pacientes e ao nível de cuidado, diferenciando-se em cuidados de longa permanência, cuidados agudos e atenção domiciliar:

  • Cuidados de longa permanência: as taxas de prevalência variam entre 2,3% a 28% e as taxas de incidência entre 2,2 % a 23,9%.
  • Cuidados agudos: as taxas de a prevalência estão em torno de 10 a 18% e de incidência variam entre 0,4% a 38%.
  • Atenção Domiciliar: as taxas de prevalência variam entre 0% e 29% e as de incidência variam entre 0% e 17%.
  • Úlceras por pressão causam dano considerável aos pacientes, dificultando o processo de recuperação funcional, frequentemente causando dor e levando ao desenvolvimento de infecções graves, também têm sido associadas a internações prolongadas, sepse e mortalidade.

Fonte: Proqualis.net

 

Assista à Aula de Úlcera por Pressão e Dermatite associada à Incontinência. Clique Aqui.

 

Leia mais...

Neuropatia e Doença Arterial em Diabéticos

Ontem (17) a professora Luz Marina (Enfermeira, Doutoranda em Ciências da Saúde da UNB) iniciou o 2º Cenfe de Workshop em Feridas abordando o tema “Rastreamento de Neuropatia e Doença Arterial Periférica em Pacientes Diabéticos”.

Em sua aula foram apresentadas abordagens relacionadas a ao diabetes no mundo e no Brasil, conceitos do pé diabético, epidemiologia, avaliação de risco de ulceração, triagem da neuropatia e da doença arterial periférica, evidências científicas sobre os fatores de riscos e suas complicações, além de aspectos de prevenção, cuidados e orientação após as complicações.

O conteúdo e os materiais de estudo estão disponível aos interessados no tema. Clique AQUI para acessar.

Leia mais...

Aplicação da Bota de Unna em Úlcera Venosa

Por Prof. Edmundo Martins Junior.

Cuidar de pessoas com lesões cutâneas causadas por doenças do sistema venolinfático é um desafio. Inúmeras publicações tratam da importância das terapias de compressão/contenção, contudo poucos estudos descrevem a técnica de colocação da Bota de Unna e a importância dos diferentes materiais utilizados na fabricação destes produtos, contribuindo para subutilização desta tecnologia. A utilização de manuais é uma das estratégias para a orientação de profissionais.

Em sua dissertação Dissertação apresentada à Universidade Federal de São Paulo, para obtenção do título de Mestre
Profissional em Ciências o professor Edmundo Martins Junior, desenvolveu um amplo e completo estudo buscando desenvolver e validar um manual sobre a técnica de aplicação da Bota de Unna em pacientes com úlceras venosas, para profissionais de saúde.

Para baixar a Tese de Mestrado do professor Eduardo Martins Junior, clique AQUI.

Assista a seguir vídeo em que o professor apresenta o processo e a técnica para aplicação da Bota de Unna.

 

Leia mais...

Inscrições Abertas: Workshop em Feridas

Estão abertas as inscrições para o 2º Ciclo Cenfe de Workshop em Feridas, uma iniciativa do Centro Especializado no Tratamento de Feridas e Lesões Complexas que busca contribuir para o aperfeiçoamento dos profissionais atuantes no tratamento de lesões em todo o Brasil.

Este edição dos Workshop’s traz abordagens importantes para os profissionais da enfermagem, médicos e outros profissionais da saúde com interação ao tema feridas.

Os participantes terão à disposição 10 módulos com temas de relevância e imprescindíveis na área de Tratamento de Feridas. O workshop é modular, permitindo aos participantes participarem de TODOS os módulos ou selecionarem, quando de interesse, um ou mais cursos para participarem isoladamente.

 

Os MÓDULOS de conhecimento:

  • MÓDULO 1 – Rastreamento de Neuropatia e Doença Arterial Periférica em Pacientes Diabéticos;
  • MÓDULO 2 – Úlceras por Pressão e Dermatite Associada a Incontinência;
  • MÓDULO 3 – Avaliação e Diagnósticos de Enfermagem nas Úlceras Vasculogênicas e Uso de Terapia Compressiva;
  • MÓDULO 4 – Feridas Crônicas e Infecção;
  • MÓDULO 5 – Queimaduras: Conceitos e abordagem geral;
  • MÓDULO 6 – Principio de Ação das Coberturas Utilizadas no Mercado e Escolha da Cobertura Ideal;
  • MÓDULO 7 – Bases da Assistência de Enfermagem em Estomas Intestinais e Urológicos;
  • MÓDULO 8 – Abordagem de Enfermagem no Paciente com Ferida Oncológica;
  • MÓDULO 9 – Segurança do Paciente: Entendendo o Programa;
  • MÓDULO 10 – Metodologias Ativas Aplicadas na Prevenção de Quedas.

 

CARACTERÍSTICAS:

  • Será emitido certificado;
  • Cada módulo terá carga horária de 3 horas.
  • Se o participante cursar todos os módulos terá acumulado ao final carga horária de 30 horas (certificado de 30 horas).
  • Por ser modular, o participante pode escolher especificamente os módulos que deseja cursar. Caso não opte por realizar todos os módulos, receberá certificado apenas com a carga horária efetivamente cursada.
  • Cada módulo terá turmas Matutinas (de 09hs às 12hs); e Vespertinas (de 13hs às 16hs);
  • O participante, de acordo com sua disponibilidade, pode escolher uma das turmas dentro do Módulo.
  • Os módulos são compostos por aulas expositivas e casos clínicos.

 

LOCAL

Os cursos serão realizados na cidade de Brasília, na unidade IMP Concursos da Faculdade Unyleya Educacional, localizado no SIG Quadra 4, Bloco A, Térreo, Edifício Financial Center.

 

INSCREVA-SE! ACESSE

Leia mais...

A Ozonioterapia no Tratamento de Feridas

A Ozonioterapia é prática integrativa e complementar de baixo custo, segurança comprovada e reconhecida, que utiliza a aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio, por diversas vias de administração, com finalidade terapêutica, já utilizada em vários países como Itália, Alemanha, Espanha, Portugal, Rússia, Cuba, China, entre outros, há décadas.

Há algum tempo, o potencial terapêutico do ozônio ganhou muita atenção através da sua forte capacidade de induzir o estresse oxidativo controlado e moderado quando administrado em doses terapêuticas precisas. A molécula de ozônio é molécula biológica, presente na natureza e produzida pelo organismo sendo que o ozônio medicinal (sempre uma mistura de ozônio e oxigênio), nos seus diversos mecanismos de ação, representa um estimulo que contribui para a melhora de diversas doenças, uma vez que pode ajudar a recuperar de forma natural a capacidade funcional do organismo humano e animal.

Alguns setores de saúde adotam regularmente esta prática em seus protocolos de atendimento, como a odontologia, a neurologia e a oncologia, dentre outras.

A ozonoterapia tópica se apresenta como alternativa para auxílio no tratamento de lesões e feridas complexas, a exemplo do pé em diabéticos, pois, além de seu poder antimicrobiano, estimula a formação de novos vasos na região afetada, aumentando a irrigação local, acelerando a formação de tecido de granulação e diminuindo o tempo de cicatrização, podendo, ainda, ser uma forma de induzir a adaptação ao estresse oxidativo.

Diferentes publicações e estudos demonstraram que a ozonoterapia associada à terapia convencional favorece a cicatrização de lesões e feridas complexas, como é o caso por exemplo de úlcera em pé diabético, isso porque apresenta fortes propriedades antissépticas, causa oxigenação local de per se e, devido à neovascularização induzida, acelera a reparação tissular.

Deseja saber mais? Fale com a gente! (61) 3036-6594

Leia mais...

Nova Parceria: Cenfe e Club Card Saúde

O Cenfe agora faz parte da rede de serviços de saúde da Club Card Saúde e passa a oferecer todos os serviços aos usuários da CCS. Os usuários da Club Card Saúde contam com todos os serviços oferecidos pelo Cenfe na unidade ambulatorial e de assistência médico domiciliar.

No último mês de junho/18 o centro de tratamento de feridas e lesões complexas participou de evento realizado pela CCS que reuniu a comunidade de saúde como um todo para discutir o sistema de saúde da Club Card Saúde e na ocasião selou a parceria.

Serviços:

  • Tratamento de Feridas (úlceras, pé diabético, lesões venosas, escaras e lesões complexas)
  • Laserterapia
  • Assistência Domiciliar
  • Inserção de Cateter Venoso guiado por Ultrassom
  • Inserção de PICC guiado por Ultrassom
  • Ecografias
  • Exames Diagnósticos de TVP

 

Sobre o CENFE

Centro de tratamento de feridas e lesões complexas, inclusive em regime de Assistência Domiciliar.

Temos como finalidade o tratamento especializado da pessoa lesionada por feridas, crônicas ou agudas, inclusive aqueles com indicação de Home Care.

Atuando de forma Assertiva na elaboração da conduta clínica focamos a restauração da saúde do paciente, o resgate e manutenção da sua qualidade de vida e o bem-estar.

Balizadores da assistência:

  • Foco no resultado do tratamento com a melhor relação custo benefício;
  • Conduta clínica acompanhada de meta assistencial;
  • Tempo de tratamento pré-estabelecido para assegurar controle de custos;
  • Assistência Domiciliar visando o conforto da pessoa;
  • Gestão dos custos assistenciais.

 

Conheça o CENFE. Ferida é um problema de saúde que se não tratado pode debilitar ainda mais a pessoa. Fale com a gente. (61) 3036-6594.

Leia mais...